sexta-feira, 30 de março de 2012

Celebrações de Páscoa

A Confraria de Gastronomia das Andorinhas irá realizar no próximo dia 8 de Abril de 2012 a visita Pascal pelas habitações do Bairro das Andorinhas.
A visita Pascal será realizada nos moldes dos anos anteriores com início pelas 9h.

Programa da festa Pascal
Entre os dias 5 e 9 de Abril o Bairro das Andorinhas será decorado com factos alusivos à quadra festiva, tais como música gravada e lançamento de fogo-de-artifício no dia 8 de Abril (Domingo) entre as 9h e as 13h.

Esta celebração Pascal, que é apoiada pela Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, terá o seu ponto alto no Sábado, 7 de Abril, pelas 23h com as celebrações da “Queima do Judas”. O Judas será exibido ao povo e queimado na praça pública aos olhos dos presentes. No final haverá lançamento de fogo-de-artifício.

Pedido aos moradores: durante a visita Pascal (Domingo) solicitamos a todos os moradores que no decorrer da mesma que colocassem na janela ou varanda uma colcha edredão ou coberta, como sinal da ressurreição do Senhor.

Votos de uma Santa e Feliz Páscoa,
A Confraria de Gastronomia das Andorinhas

quarta-feira, 28 de março de 2012


O Bairro das Andorinhas, situado na freguesia de São Vicente e na cidade de Braga, vai realizar no Sábado de Aleluia pela primeira vez a “Queima do Judas”. O Judas será exibido ao povo e queimado na praça pública aos olhos dos presentes. No final haverá lançamento de fogo-de-artifício.

Esta cerimónia que se realizará no dia 7 de Abril pelas 22h30, está inserida na programação das Celebrações da Páscoa que irão decorrer no Bairro das Andorinhas entre os dias 5 e 9 de Abril.

Para além da decoração alusiva à época festiva, os moradores terão oportunidade de ouvir música Pascal, de assistir ao lançamento de fogo-de-artifício e receber a visita Pascal nas suas habitações.

Esta iniciativa inédita é levada a cabo pela Confraria de Gastronomia das Andorinhas e conta com o apoio da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas.

sábado, 24 de março de 2012

Celebrações de Páscoa


Brevemente apresentação do programa completo!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Nova data para apresentação de listas candidatas aos Corpos Sociais

Devido ao facto de não ter sido apresentada nenhuma lista candidata aos Corpos Sociais da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas até à data inicialmente estipulada, o período de apresentação de listas foi excepcionalmente alargado até ao próximo dia 25 de Março de 2012.

Normas para a formação das listas:
Cada lista terá que ser constituída no mínimo por 9 (nove) associados, distribuídos da seguinte maneira:

3 Associados para a Direcção (Presidente, Vice presidente e Tesoureiro)
3 Associados para a Conselho Fiscal (Presidente, Vogal e Relator)
3 Associados para a Assembleia Geral (Presidente, 1º Secretário e 2º Secretário)

Os associados que constituam as listas candidatas, terão que ter as quotas em dia, até à data
em que termina a apresentação de listas.

Os associados interessados em constituir listas e que pretendam obter qualquer dado ou
esclarecimento acerca dos associados, deverão fazê-lo por carta, por e-mail ou junto da AMBA.

As listas constituídas, deverão conter o nome completo, o nº de associado e deverão ser
enviadas à Associação de Moradores, em envelope fechado, endereçado ao Presidente da Assembleia Geral, o qual após verificação da sua legalidade, as fará publicar nos locais habituais, colocados à disposição dos associados.

Neste sentido, alerto todos os moradores que caso não surja nenhuma lista candidata até à data apresentada, a Associação de Moradores poderá ter de encerrar as suas funções.

Braga, 14 de Março de 2012
O Presidente da Assembleia Geral.
Alfredo Monteiro Veloso

quinta-feira, 8 de março de 2012

Recordar: Entrevista a dois ilustres andorinhenses


Um Novo Rumo para a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas

Entrevista a António Silva Pereira (Melo), 75 anos, reformado, e a Ernesto Marques Gomes, 67 anos, reformado.
António Pereira e Ernesto Gomes são duas figuras importantes na história do Bairro das Andorinhas. Em 2001, já com o projecto da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas (AMBA) iniciado, ambos decidem acreditar e desenvolver projectos em prol do Bairro e dos seus moradores.

P. Quais os motivos que Vos levaram à criação da AMBA?

Ernesto Gomes (E. G.): A AMBA foi formada para melhorar o Bairro e remodelar tudo o que envolvia as Andorinhas, bem como para potenciar o convívio entre os moradores.

António Pereira (A. P.): O objectivo principal foi melhorar as condições de vida dos moradores e também proporcionar aos jovens a oportunidade de adquirirem outros conhecimentos, nomeadamente através da realização de passeios.

P. Como foram os primeiros tempos?

E. G.: Foram muito difíceis, pois custou-nos muito arranjar uma sala, mesas, cadeiras e uma televisão, por exemplo, mas com o tempo conseguimos ter condições razoáveis para conviver com todos os moradores e receber todos os pedidos de ajuda. Hoje tenho muito orgulho em entrar nas novas instalações da AMBA.

A. P.: O começo foi um bocado difícil, mas conseguimos algumas ajudas e formámos uma equipa jovem que ajudou a erguer a AMBA. Todo o trabalho valeu a pena.

P. Quais foram os maiores obstáculos aquando da criação da AMBA?

E. G.: Os maiores obstáculos foram a fraca adesão dos moradores às actividades realizadas e também a falta de ajudas, apenas contámos com o apoio da Bragahabit e da Junta de Freguesia.

A. P.: Penso que foi a falta de participação dos moradores e o facto de se recusarem a pertencer à direcção, que foi sempre constituída pelos mais jovens.

P. Enquanto membros da direcção da AMBA qual consideram ser o melhor projecto que implementaram?

E. G.: O melhor projecto foi a criação do espaço associativo. Através deste desencadearam-se outros grandes projectos.

A. P.: A construção de uma direcção forte, jovem e com vontade de colaborar em todas as acções do Bairro.

P. Ambos ajudaram a criar uma nova AMBA, sentem que vão ficar para sempre ligados à história do Bairro?

E. G.: Dei tudo por este bairro, até onde a minha saúde o permitiu. Fui um dos fundadores da AMBA e é hoje um orgulho olhar para o renovado Bairro das Andorinhas.

A. P.: Ajudei e continuo a ajudar naquilo que posso e estou sempre pronto para colaborar com tudo o que seja para melhorar as condições do bairro.

P. Actualmente, como vêm o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AMBA?

E. G.: Os seus elementos têm-se mostrado incansáveis. São jovens e garantem o futuro do bairro. Penso que têm feito tudo para unir os moradores, através da organização de convívios, passeios, festas, entre outras iniciativas. Tudo isto envolve muito trabalho e as pessoas não lhe atribuem, provavelmente, o devido valor.

A. P.: Apesar de ser um bocado suspeito, refiro que esta direcção tem feito tudo para conseguir resolver todos os problemas dos moradores. É um orgulho participar nos convívios da AMBA, que são um sucesso e unem os moradores participantes através das actividades. Penso que a Associação de Moradores não poderia estar melhor entregue.

P. O que mudariam no Bairro?

E. G.: Gostava de ver instalado no Bairro um parque de ginástica, para incentivar os moradores a praticarem desporto.

A. P.: Penso que é necessário melhorar as condições do ringue de futebol. A AMBA já tentou fazê-lo, mas não teve sucesso. Seria importante colocar-se um piso sintético, para melhorar as condições de utilização para as crianças, jovens e mesmo adultos que o frequentam.

P. O que esperam que a AMBA venha a fazer no futuro e que ainda não foi feito?

E. G.: Espero que esta direcção aposte na construção da união dos moradores do Bairro das Andorinhas e também que opte por abrir o mais rapidamente possível um gabinete de atendimento ao morador.

A. P.: Espero que a AMBA sensibilize mais os moradores, para que os mesmos participem nas actividades, ou seja a Associação de Moradores deverá abrir-se ainda mais a todos os Andorinhenses. Desenvolver uma campanha de angariação de sócios também seria importante, com o intuito de conseguir mais ajudas.

P. Se fosse hoje, voltariam a criar a AMBA?

E. G.: Foi um orgulho participar na construção desta Associação. Abdiquei da minha família para resolver problemas do bairro, hoje voltaria a fazer o mesmo Infelizmente por motivos de saúde não posso continuar a trabalhar, se pudesse continuava até morrer!

A. P.: Claro que voltaria a formar a AMBA. Ainda hoje abro todos os dias às 16h, com muito orgulho, a sede de todos nós.

P. Uma palavra para os moradores…

E. G.: Lutem pelo vosso bairro. Façam-se sócios e participem nas actividades promovidas pela AMBA.
 
A. P.: Apelo à participação de todos os andorinhenses. Juntos somos mais fortes. Juntos conseguimos um futuro melhor, com melhores condições de vida.

Entrevista realizada em 12 de Junho de 2010 por Ricardo Silva e Jorge Veloso para a Edição nº 1 do Boletim Informativo "O Andorinha" - Julho de 2010