quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estudo Académico sobre o Bairro das Andorinhas


Reflexão – Bairro Social das Andorinhas | Universidade do Minho | Escola de Psicologia

A AMBA apresenta a reflexão de três alunos do Curso de Psicologia da Universidade do Minho que optaram por estudar o Bairro das Andorinhas no âmbito do Curso Mestrado Integrado. O Estudo decorreu durante o mês de Junho.


«Para a realização de um trabalho no âmbito de uma UC do Curso Mestrado Integrado em Psicologia, optámos por estudar o Bairro Social das Andorinhas como objecto de estudo. Como tal, foram várias as entidades contactadas com o intuito de obtermos alguma informação sobre o bairro referido. Após muitas dificuldades obter informações em muitos destes contactos, tivemos a possibilidade de entrar em contacto com a A.M.B.A. (Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas). Num balanço final, é-nos possível afirmar que se tivéssemos começado por esta associação a realização deste trabalho teria sido muito mais fácil.

A A.M.B.A. foi a associação que se mostrou mais disponível para nos fornecer, dentro do que lhe era possível, toda e qualquer informação sobre o bairro, desde o seu funcionamento até aos seus moradores. Fomos muito bem recebidos, quase como se fizéssemos parte do bairro onde, temos de referir, as pessoas são bastantes afáveis e disponíveis. Foram, por isso, fáceis as nossas entrevistas informais (quase conversas) com cerca de quatro moradores que contribuíram, em grande parte, para a realização deste nosso trabalho. Sem qualquer reserva, expuseram as suas vidas e experiências pessoais e mostraram-nos o bairro, sempre acompanhados de um discurso de orgulho no bairro e, acima de tudo na sua Associação de Moradores.

De tudo o que nos foi possível observar, torna-se necessário referir que este bairro se distancia, e muito, do estereótipo de bairro social, onde predomina a droga e o vandalismo. As áreas exteriores estão eximiamente bem tratadas, os jardins demonstram grande primor e os blocos de apartamentos estão bem pintados e cuidados. De salientar, ainda, o parque infantil e o ringue desportivo que, tal como as instalações da A.M.B.A., constituem uma mais-valia para os moradores do bairro e que, tendo estes noção disso mesmo, os conservam como se fossem a sua própria casa.

Gostaríamos, portanto de agradecer a esta associação e a esta “grande família”, como é denominado pelos moradores, por nos ter ajudado construir um trabalho mais completo e, acima de tudo, mais fiel à realidade que lá se vive.

Ana Santos, Bárbara Silva & Rui Paulo»

Um comentário:

  1. «De tudo o que nos foi possível observar, torna-se necessário referir que este bairro se distancia, e muito, do estereótipo de bairro social, onde predomina a droga e o vandalismo. As áreas exteriores estão eximiamente bem tratadas, os jardins demonstram grande primor e os blocos de apartamentos estão bem pintados e cuidados. De salientar, ainda, o parque infantil e o ringue desportivo que, tal como as instalações da A.M.B.A., constituem uma mais-valia para os moradores do bairro e que, tendo estes noção disso mesmo, os conservam como se fossem a sua própria casa.»

    Sem dúvida!! Um bairro diferente! Um bairro de excelência no âmbito social!!

    ResponderExcluir

Deixa o teu comentário ou sugestão! O teu Bairro agradece. Será publicado após aprovação da AMBA.