domingo, 17 de abril de 2011

Relatório de Actividades de 2010

A Associação de Moradores das Andorinhas tem por objectivos, conforme consta nos seus estatutos, a defesa e apoio dos moradores, a criação de condições que visem a melhoria da qualidade de vida e habitabilidade, bem como a promoção de actividades culturais, de lazer e educativas.

Sendo um espaço privilegiado de proximidade com a população, a Associação de Moradores é cada vez mais chamada a intervir em várias questões relativas ao bairro.

Criadas que estão, desde 2009, as condições para a Associação alargar o âmbito de actuação, decorrente do alargamento das instalações da sua sede social, 2010 ficou marcado pelo alargamento das parcerias formais com outras instituições, pela participação activa no Projecto VOA (Valorizar, Olhar, Aprender) desenvolvido no bairro no âmbito do PNAECPES, financiado pelo FSE e Segurança Social, e pela aposta na comunicação externa, através da criação do blogue da Associação www.ambandorinhas.blogspot.com e pelo envio de notas de imprensa para os jornais locais a divulgar actividades.

Assim, à imagem dos anos anteriores, esta Associação privilegiou o atendimento aos Moradores, facilitando a mediação com a Bragahabit e outras entidades e serviços, com vista à resolução de problemas da população do bairro relativamente a questões de obras, condomínios, problemas sociais, entre outros.

Assim, para além do permanente atendimento à população do bairro e da articulação com as entidades responsáveis, a Associação desenvolveu à imagem de outros anos também as seguintes actividades:

ACTIVIDADES 2010
  • Organização da Festa da Páscoa (comunidade/moradores em geral).
  • Organização de Passeio ao Santuário do Menino Jesus de Praga
  • Colaboração com a Bragahabit na organização de sessão de sensibilização dirigida à população do bairro, com o seguinte tema: “Consumo sustentável: Evite o desperdício”, orientada pela Quercus (comunidade/moradores em geral).
  • Renovação do espaço informático.
  • 8º Convívio à Senhora da Cabeça – Valença.
  • Comemoração do Dia Mundial da Criança – Vilarinho das furnas (crianças e jovens).
  • Colónia de férias (crianças e jovens).
  • Organização da festa do magusto no Bairro (comunidade/moradores em geral).
  • Organização da Festa de Natal, com entrega de presentes, teatro de fantoches com texto apelativo aos valores morais, modelagem de balões e pintura facial (comunidade/moradores em geral).
No âmbito do projecto VOA, promovido pela Associação Ágora Bracarense, em parceria com a Associação de Moradores, a Associação Só Cenas Teatro e a AENIMA, foi dado todo o apoio nas actividades que a seguir se descrevem, tanto ao nível da mobilização da população para as actividades como na cedência de espaços:

1. Criação de um boletim informativo de bairro – “O Andorinha”. Trata-se de um boletim elaborado com e para as pessoas do bairro. Lançaram-se 3 edições e foi distribuído por todos os moradores. Prevê-se dar continuidade a esta acção.

2. Sessões de ensaio de um exercício de Teatro – Exprimindo Teatrando, envolvendo crianças e jovens do bairro, com a colaboração da Só Cenas – Teatro.

3. Ateliers de escrita criativa – “Fazer crescer as palavras…”, envolvendo população adulta de ambos os sexos.

4. Desenvolvimento de Workshops de Artes Plásticas e de Fotografia – “Torna-te uma peça de arte…”, com a participação de moradores de todas as idades.

5. Tertúlia: Novas Oportunidades e Formação Profissional, com a participação de técnicos do Centro de Formação Profissional de Braga.

6. Iniciativa “Viver com Saúde”, com rastreios e tertúlia, dirigida à população em geral, com a colaboração da SEPRI24.

7. Tertúlia: Criação do próprio emprego e microcrédito, com a participação do IEFP, através do GIP da Caritas.

A Associação de Moradores participou também em actividades promovidas por outras instituições, dentro e fora do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa o teu comentário ou sugestão! O teu Bairro agradece. Será publicado após aprovação da AMBA.