terça-feira, 16 de abril de 2013

Jorge Paraíso escreveu sobre as Andorinhas

"Bairro das Andorinhas: uma referência em termos sociais", foi este o titulo que o jornalista bracarense Jorge Paraíso escolheu para escrever uma crónica sobre o Bairro das Andorinhas no "Braga Semanário".

«Nestes últimos anos a cidade de Braga cresceu e trouxe, inquestionavelmente benefícios para a sua população. O leque de serviços à disposição dos bracarenses aumentou. O comércio cresceu, o nível de vida dos seus habitantes melhorou. Contudo, o crescimento das cidades de média dimensão como Braga acarreta alguns problemas inerentes a este tipo de situação. A população residente aumenta e aumenta também a necessidade de as acomodar, nem sempre da melhor forma. No entanto, quando o actual executivo camarário criou o Bairro das Andorinhas no longínquo ano de 1983, constituído por 33 prédios de cerca de 2000 moradores, estava-se longe de pensar que este mesmo bairro iria ser uma referência em termos sociais.

Hoje, a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas desenvolve uma intensa actividade em prol dos seus moradores. Promove actividades de carácter social, educacional e de bem-estar dos seus habitantes. Há uma preocupação premente em dotar o bairro de infraestruturas que ajudem a melhorar cada vez mais a qualidade de vida das suas populações, nomeadamente ao nível de equipamentos para as crianças e colocação de cestos de papéis para uma melhor apresentação em termos de salubridade.

 O Bairro das Andorinhas, situado em pleno coração da cidade de Braga, mais concretamente, na freguesia de S. Vicente, já começa a ser um case study em termos internacionais. Já se fizeram estudos sobre a sua intensa actividade, quer a nível social, quer a nível de qualidade de vida. Há uma preocupação constante da associação de moradores daquele bairro em manter um contacto vivo e dinâmico com as restantes forças vivas do concelho e da freguesia. As relações com a actual câmara municipal são boas, assim como as relações com a Junta de S. Vicente. Em épocas festivas, o bairro fica engalanado mostrando igualmente um respeito pelas tradições e pelos costumes que marcar indelevelmente a nossa cidade.

 Em termos culturais, a associação de moradores promove sessões de apresentação de livros e outras dinâmicas que projectam o nome deste bairro além fronteiras. Parabéns à Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas pela preocupação em fazer deste bairro um dos melhores da cidade.»

Fonte: Braga Semanário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa o teu comentário ou sugestão! O teu Bairro agradece. Será publicado após aprovação da AMBA.