quarta-feira, 8 de abril de 2015

Bairro das Andorinhas ainda mais unido em tempo pascal


As cerca de 1100 pessoas que residem nos 33 fogos habitacionais do Bairro das Andorinhas, em São Vicente, estão a viver este tempo pascal de forma intensa e com iniciativas que estreitam os laços entre uma comunidade já de si bastante unida.
Desde a passada sexta-feira e até ao próximo sábado, dia 11, decorre a 4.ª Grande Queima de Judas do Bairro das Andorinhas, uma iniciativa levada a cabo pela Comissão de Festas do bairro e que regista o apoio da Confraria Gastronómica das Andorinhas e da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas.

Apesar de esta ser apenas a quarta edição desta Grande Queima de Judas, a população do bairro já considera esta uma tradição. Ano após ano o programa tem vindo a crescer em quantidade de iniciativas e qualidade. Dá mais trabalho a organizar e a angariar fundos, mas vale pelo resultado.

A Comissão reconhece e agradece o apoio dos patrocinadores, pois eles são fundamentais para a concretização da uma iniciativa que pretende proporcionar uma Páscoa diferente, especial, à população do bairro, mas também desmistificar a ideia de bairro social. O apoio dos patrocinadores é encarado como um incentivo pois traduz o reconhecimento do mérito desta iniciativa. O Bairro das Andorinhas em nada se assemelha à ideia preconcebida de bairro social.
O bairro é muito aprazível, destacando-se as imensas áreas verdes, enriquecidas com árvores, e o asseio no que diz respeito aos passeios. Este bairro é frequentemente apresentado como exemplo para vida em comunidade.


Trinta figurados enriqueceram Via Sacra 

Foi com uma Via Sacra, realizada na noite de Sexta-feira Santa que abriu o programa da 4.ª Grande Queima de Judas do Bairro das Andorinhas.
Presidida pelo padre João Paulo Alves, pároco de São Vicente, esta Via Sacra foi enriquecida com a participação de cerca de três dezenas de figurados, crianças e adultos de várias idades, que fizeram questão de se associar a uma celebração que exalta a Paixão de Cristo.

A Via Sacra percorreu 14 Calvários instalados no interior do bairro e magnificamente ornamentados pelos populares ali residentes.
“Por iniciativa própria, as pessoas enfeitam os calvários com velas, flores e plantas. A Via Sacra é um momento importante do nosso programa”, explicou a Comissão de Festas ao ‘Correio do Minho’.

Além da Via Sacra, outro momento religioso importante nestas festividades foi a missa campal, celebrada na segunda-feira de Páscoa, a meio da manhã, também no interior do bairro, presidida pelo padre João Paulo. Foi uma eucaristia muito participada. No final foram dadas a beijar as cruzes que no domingo percorreram o bairro integrando o compasso pascal.

A Comissão de Festas realça que este ano o compasso pascal contou também com senhoras, uma novidade no Bairro das Andorinhas.
A pedido do pároco de São Vicente, esta comissão levou o compasso pascal para fora do bairro, dando a cruz a beijar noutra zona da paróquia .
De realçar que a entrada do compasso pascal no bairro —que integrou dois crucifixos — foi ass

 inalada com uma salva de morteiros e com o toque do sino.


Multidão assistiu à Queima de Judas

A Queima de Judas, realizada no sábado à noite, constituiu um dos pontos altos das celebrações pascais no Bairro das Andorinhas.
Moradores do bairro e muita gente vinda de fora assistiram ao espectáculo pirotécnico que ficará certamente na memória pela sua grandiosidade.

Ainda antes da Queima de Judas, o programa contemplou um concerto pelo Coro Infantil do Bairro das Andorinhas. Este coro reúne 15 crianças moradoras no bairro e foi fundado precisamente pela Comissão de Festas que organiza esta Queima de Judas e na sequência deste evento.
As crianças ensaiaram durante os últimos três meses e foi tempo bem empregue, dada a sua magnifica actuação. Interpretaram essencialmente temas de índole religiosa e relacionados com o tempo da Quaresma e da Páscoa.

À actuação seguiu-se a Queima do Judas, figura que foi arrastada até ao local da “execução” por dois cavalos.
Destaque ainda para a leitura do testamento de Judas, uma criação notável de Carlos Marques, e que começou assim: “Sou Judas dou piadinhas/Cheio de contentamento/No bairro das Andorinhas/ Vou deixar o meu testamento”.

Foi ao som de um trompete que Judas se “despediu”, antes de arder num espectáculo a que sucedeu uma grandiosa sessão de fogo-de-artifício, acto que assi- nalou a ressurreição de Jesus Cristo.
Quem no sábado à noite assistiu a estes eventos não deu por perdido o tempo.
Pelo contrário, ficou com vontade de regressar ao Bairro das Andorinhas e terá um bom pretexto para isso na sexta-feira e no sábado, à noite, para assistir, respectivamente, a uma noite de fados e a um concerto de Quim Barreiros.


Quim Barreiros actua sábado nas Andorinhas

No ano passado foi Zé Amaro e levou três mil pessoas ao Bairro das Andorinhas, este ano a Comissão de Festas sobe a parada e promove um concerto com o popular Quim Barreiros. Com entrada livre, o famoso músico sobe ao palco pelas 22 horas do próximo sábado, dia 11 de Abril, acompanhado pela sua banda.

As expectativas para este espectáculo são muitas. A Comissão de Festas espera que o concerto atraia muita gente de fora ao bairro, público que além de desfrutar de um magnífico espectáculo, pelo cantor que interpreta temas como ‘O bacalhau quer alho’ ou ‘A cabritinha’, terá também oportunidade de constatar que este bairro social é um espaço agradável, tranquilo, onde predomina a boa vizinhança e o asseio.

Quim Barreiros e a sua banda actuam no sábado à noite, mas no dia anterior também haverá música.
Na sexta-feira, dia 10, às 22 horas, realiza-se uma grande noite de fado com Paula Barroso e amigos.

A aposta em estilos diferentes de música reflecte a vontade da Comissão de Festas em ter um programa que vá de encontro a vários gostos.
De realçar que um programa tão rico só foi possível concretizar graças aos apoios e aos patrocínios que a Comissão de Festas angariou no decorrer do ano.

Texto: Marlene Cerqueira
Fotos: Rosa Santos
Jornal Correio do Minho
08/04/2015

Siga-nos no facebook: www.facebook.com/andorinhas.braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa o teu comentário ou sugestão! O teu Bairro agradece. Será publicado após aprovação da AMBA.