quinta-feira, 8 de março de 2012

Recordar: Entrevista a dois ilustres andorinhenses


Um Novo Rumo para a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas

Entrevista a António Silva Pereira (Melo), 75 anos, reformado, e a Ernesto Marques Gomes, 67 anos, reformado.
António Pereira e Ernesto Gomes são duas figuras importantes na história do Bairro das Andorinhas. Em 2001, já com o projecto da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas (AMBA) iniciado, ambos decidem acreditar e desenvolver projectos em prol do Bairro e dos seus moradores.

P. Quais os motivos que Vos levaram à criação da AMBA?

Ernesto Gomes (E. G.): A AMBA foi formada para melhorar o Bairro e remodelar tudo o que envolvia as Andorinhas, bem como para potenciar o convívio entre os moradores.

António Pereira (A. P.): O objectivo principal foi melhorar as condições de vida dos moradores e também proporcionar aos jovens a oportunidade de adquirirem outros conhecimentos, nomeadamente através da realização de passeios.

P. Como foram os primeiros tempos?

E. G.: Foram muito difíceis, pois custou-nos muito arranjar uma sala, mesas, cadeiras e uma televisão, por exemplo, mas com o tempo conseguimos ter condições razoáveis para conviver com todos os moradores e receber todos os pedidos de ajuda. Hoje tenho muito orgulho em entrar nas novas instalações da AMBA.

A. P.: O começo foi um bocado difícil, mas conseguimos algumas ajudas e formámos uma equipa jovem que ajudou a erguer a AMBA. Todo o trabalho valeu a pena.

P. Quais foram os maiores obstáculos aquando da criação da AMBA?

E. G.: Os maiores obstáculos foram a fraca adesão dos moradores às actividades realizadas e também a falta de ajudas, apenas contámos com o apoio da Bragahabit e da Junta de Freguesia.

A. P.: Penso que foi a falta de participação dos moradores e o facto de se recusarem a pertencer à direcção, que foi sempre constituída pelos mais jovens.

P. Enquanto membros da direcção da AMBA qual consideram ser o melhor projecto que implementaram?

E. G.: O melhor projecto foi a criação do espaço associativo. Através deste desencadearam-se outros grandes projectos.

A. P.: A construção de uma direcção forte, jovem e com vontade de colaborar em todas as acções do Bairro.

P. Ambos ajudaram a criar uma nova AMBA, sentem que vão ficar para sempre ligados à história do Bairro?

E. G.: Dei tudo por este bairro, até onde a minha saúde o permitiu. Fui um dos fundadores da AMBA e é hoje um orgulho olhar para o renovado Bairro das Andorinhas.

A. P.: Ajudei e continuo a ajudar naquilo que posso e estou sempre pronto para colaborar com tudo o que seja para melhorar as condições do bairro.

P. Actualmente, como vêm o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela AMBA?

E. G.: Os seus elementos têm-se mostrado incansáveis. São jovens e garantem o futuro do bairro. Penso que têm feito tudo para unir os moradores, através da organização de convívios, passeios, festas, entre outras iniciativas. Tudo isto envolve muito trabalho e as pessoas não lhe atribuem, provavelmente, o devido valor.

A. P.: Apesar de ser um bocado suspeito, refiro que esta direcção tem feito tudo para conseguir resolver todos os problemas dos moradores. É um orgulho participar nos convívios da AMBA, que são um sucesso e unem os moradores participantes através das actividades. Penso que a Associação de Moradores não poderia estar melhor entregue.

P. O que mudariam no Bairro?

E. G.: Gostava de ver instalado no Bairro um parque de ginástica, para incentivar os moradores a praticarem desporto.

A. P.: Penso que é necessário melhorar as condições do ringue de futebol. A AMBA já tentou fazê-lo, mas não teve sucesso. Seria importante colocar-se um piso sintético, para melhorar as condições de utilização para as crianças, jovens e mesmo adultos que o frequentam.

P. O que esperam que a AMBA venha a fazer no futuro e que ainda não foi feito?

E. G.: Espero que esta direcção aposte na construção da união dos moradores do Bairro das Andorinhas e também que opte por abrir o mais rapidamente possível um gabinete de atendimento ao morador.

A. P.: Espero que a AMBA sensibilize mais os moradores, para que os mesmos participem nas actividades, ou seja a Associação de Moradores deverá abrir-se ainda mais a todos os Andorinhenses. Desenvolver uma campanha de angariação de sócios também seria importante, com o intuito de conseguir mais ajudas.

P. Se fosse hoje, voltariam a criar a AMBA?

E. G.: Foi um orgulho participar na construção desta Associação. Abdiquei da minha família para resolver problemas do bairro, hoje voltaria a fazer o mesmo Infelizmente por motivos de saúde não posso continuar a trabalhar, se pudesse continuava até morrer!

A. P.: Claro que voltaria a formar a AMBA. Ainda hoje abro todos os dias às 16h, com muito orgulho, a sede de todos nós.

P. Uma palavra para os moradores…

E. G.: Lutem pelo vosso bairro. Façam-se sócios e participem nas actividades promovidas pela AMBA.
 
A. P.: Apelo à participação de todos os andorinhenses. Juntos somos mais fortes. Juntos conseguimos um futuro melhor, com melhores condições de vida.

Entrevista realizada em 12 de Junho de 2010 por Ricardo Silva e Jorge Veloso para a Edição nº 1 do Boletim Informativo "O Andorinha" - Julho de 2010 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa o teu comentário ou sugestão! O teu Bairro agradece. Será publicado após aprovação da AMBA.